9 de fevereiro de 2012

Papo Reto Com Assis Machado Baterista da banda Obtus!




A Banda Obtus esta a mais de 15 anos na estrada, e nesse ano de 2012 esta lançando um CD novo fazendo muitos Show, para sabermos um pouco mais sobre a banda e esse CD entrevistamos Assis Machado Baterista da banda que ainda tem em sua formação Chakal (voz), Neto (guitarra) Eduardo (guitarra) & Guilherme (baixo).


A Banda esta na estrada a mais de 15 anos, Como é está na estrada a muito tempo?

Assis Machado - Cara, é como remar contra a maré! É difícil manter uma banda, pois além dos gastos com equipamentos, materiais de divulgação e shows sem cachê, tem a questão da relação entre os integrantes. Tem momentos que são realmente foda e você pensa em parar de vez com tudo, mas aí vem os momentos bons (que são muitos!) e superam todas as merdas que já passamos juntos e dá um gás na motivação da gente. Não lançamos muito material no decorrer desses 15 anos, mas o pouco que conseguimos produzir nos orgulha bastante, pois foi feito com muito empenho e sinceridade.

Nossa motivação também é realimentada em todo show que tocamos, a cada reencontro com amigos e com a galera que sempre dá uma força, seja comprando material, lendo essa entrevista, pirando no shows ou apenas trocando uma idéia. Isso tudo é muito gratificante e serve como combustível pro motor do Obtus.

Como fazem para se manter unidos esse tempo todo?

Assis Machado - Antes de sermos companheiros de banda, somos amigos! A banda surgiu através da nossa amizade e zelamos muito por ela. Isso nos ajuda a enfrentar as dificuldades que vão aparecendo no decorrer dessa árdua estrada. E esse é o ponto principal para continuarmos nessa luta.

Como funciona o processo de composição da banda?

Assis Machado - É o mais natural possível. Quando alguém tem uma idéia de música, mostra pro restante! Aí cada um dá uma sugestão e vamos moldando até ela ficar do jeito que queremos. As vezes rola de um já chegar com uma música pronta e só passar pro resto da galera. Tem aquelas que são feitas em cima das letras do Chakal e outras que a letra é feita em cima da base. Sem contar as que surgem do nada nos ensaios, como foi o caso de LUTA. É um processo simples, visto que as músicas são curtas e de fácil execução.


A Banda está pra lançar um novo CD. O que os fãs podem esperar desse trabalho?

Assis Machado - Lançamos Sangue no Olho em 2002, de lá pra cá, o som do Obtus fermentou pra caralho! Toda a música desse novo trabalho já vem sendo tocadas nos shows há algum tempo. O que podemos dizer é que: Vai ser um CD com letras ácidas, sonoridade bruta, rápida e agressiva!

Pra galera que ainda não conhece o som de vocês, quais as 3 musicas que vocês indicam?

Assis Machado - Indicamos todas, mas enquanto não sai o CD, dá pra sacar uma prévia na nossa página do soundcloud (soundcloud.com/obtus). Passa lá que ao invés de 3, você vai ouvir 4 músicas singelas e fofinhas pra se inspirar.

Como é fazer música no Piaui?

Assis Machado - Sempre tivemos que nos bancar, por isso demoramos tanto pra gravar um novo CD. Os incentivos dos orgãos de cultura local são poucos e restritos, tornando ainda mais difícil se conquistar um apoio. Ainda mais pra uma banda que faz música agressiva de forma direta e crua, com temas relacionados as mazelas do cotidiano em geral. O que salva é a galera que mete a cara e produz shows, mesmo tomando prejuízo! Os amigos que sempre compram material das bandas e marcam presença nos eventos e as próprias bandas que lutam pra continuar nesse caminho. É difícil pra caralho! Mas enquanto pudermos, estaremos na ativa!

Quais bandas Piauienses vocês curtem?

Assis Machado - Não vamos citar bandas aqui, pois acreditamos que todas tem seu valor e grau de importância dentro da cena rock local. E que, apesar das adversidades, continuam aí! Persistindo na incansável missão de continuar tocando e produzindo!

Agradecemos o espaço aqui no Rock Made In Piaui e a você que perdeu um pouco do seu tempo com esta entrevista.

Siga a OBTUS na Web:


Nenhum comentário:

Postar um comentário